O avanço tecnológico das últimas décadas gerou benefícios significativos para a área da logística. Um dos grandes exemplos disso são os atuais sistemas utilizados em frotas de caminhões e ônibus, que são capazes de enviar relatórios de performance em tempo real para as empresas.
Esses softwares surgiram com o intuito de melhorar a gestão de frotas, diminuindo custos e aumentando a lucratividade. Por isso, enviam ao operador responsável dados como localização dos veículos, desempenho do motorista, problemas em peças e necessidade de manutenção.
Quando a empresa recebe essas informações, pode aplicá-las em estratégias. Por exemplo, caso o sistema identifique que é preciso realizar troca de óleo, basta programar o procedimento em um dos locais por onde o caminhão vai passar de acordo com a rota já estabelecida.
Descobrir essa necessidade rapidamente evita que possíveis complicações surjam, uma vez que elas podem impactar a entrega dos produtos transportados e afetar a lucratividade da companhia.
Quando comparados à logística de algumas décadas atrás, esses sistemas são considerados inovadores, pois fornecem ainda mais autonomia para as empresas padronizarem os próprios serviços.
Também é preciso lembrar que a tecnologia aplicada à gestão de frotas oferece benefícios aos clientes desses negócios. Isso porque eles podem acompanhar o deslocamento dos produtos, tendo uma previsão de quando serão entregues. Além de dar uma maior tranquilidade para quem compra, evita que contatos sejam feitos apenas para sanar dúvidas sobre a entrega.
Quando se trata do varejo, é preciso destacar que o consumidor atual está cada vez mais exigente e imediatista, por isso esses novos softwares permitem que as entregas sejam feitas também com maior rapidez, diminuindo os prazos de entrega e aumentando a fidelidade dos clientes.
Fonte: Estadão.